Projeto-piloto do programa Alô Saúde Forquilhinha inicia nesta quinta para os moradores dos bairros Ouro Negro e Nova York

O Governo Municipal de Forquilhinha, por meio da Secretaria de Saúde, lança nesta quinta-feira (03) o projeto-piloto do Alô Saúde Forquilhinha para os moradores do bairro Ouro Negro e Nova York. O objetivo do programa é tornar a saúde mais acessível e eficaz; ampliar os canais de atendimento aos pacientes, os quais podem entrar em contato de casa, do trabalho ou de qualquer outra local por meio do APP WhatsApp, ajudar os pacientes com orientações e informações ou até mesmo com um diagnóstico por meio da telemedicina, absorver procedimentos de rotina como agendamentos, renovação de receitas e garantir que o atendimento seja ofertado a todo a população.
De acordo com a coordenadora do programa, Sandra Dominguini Darolt, todas as consultas que serão agendadas para médico passarão por uma triagem com a equipe de enfermagem, e são direcionados para o médico remoto ou uma consulta presencial.

“Estamos instituindo um projeto piloto para atender os moradores dos bairros Ouro Negro e Nova York. Nós resolvemos nos últimos meses diversas demandas da saúde como: a implantação do Programa Fila Zero, zerando a fila de espera de exames de alta complexidade, mais requisições de exames e medicamentos, contratação de especialistas em pediatria, ginecologia. Pensando em resolver demanda, o serviço de atendimento remoto irá oportunizar aos usuários atendimento médico, agendamento de consultas, renovação de receitas e informações”, pontua o prefeito José Claudio Gonçalves, o Neguinho.

Equipe e horário de atendimento
O programa contará com uma equipe composta por médico, enfermeira e técnico de enfermagem. O atendimento remoto será feito das 7h30 às 11h30 e das 13h às 15h30. Para ser atendido, o paciente precisa ser cadastrado na UBS, ter documento em mãos e mandar mensagens via WhatsApp para o contato (48) 99152-4923. Os agendamentos serão feitos para clinico geral, dentista, pediatra e exame preventivo. O projeto-piloto ficará em teste por 30 dias e, posteriormente, será ampliado para outras UBSs de forma gradativa. Uma reunião foi realizada na última terça-feira, dia 3, para apresentar a comunidade como funcionará o programa.