Sobre o Município

Forquilhinha é uma cidade com objetivos bem definidos, com responsabilidade e crescimento sustentável para assim oferecer uma excelente qualidade de vida aos seus moradores. A acessibilidade tem sido uma das principais preocupações da administração, que busca tornar a cidade cada vez melhor para todos. Ideais como este já renderam dois prémios nacionais como o Selo Cidade Cidadã.

Desde a sua emancipação em 26 de abril de 1989, a cidade cresceu, se desenvolveu e preservou sua identidade. De lá para cá, foram muitos desafios vencidos e vitórias conquistadas. Hoje, é uma das cidades que mais se desenvolvem positivamente na região carbonífera. A persistência e a garra dos primeiros imigrantes se refletem até hoje na população. Atualmente, o município tem infraestrutura completa, com cartórios, agências bancárias, fórum, universidade, transporte coletivo municipal, Procon, agência do INSS, entre outros.

Uma cidade promissora, assim é Forquilhinha. Grandes empresas têm se instalado nos últimos anos garantindo empregos e renda. A Administração Municipal oferece incentivos diversos além de doação de áreas de terra em uma de suas nove áreas industriais: núcleo industrial I (Bairro Vila Franca), núcleo industrial II e VIII (Bairro Santa Líbera), núcleos industriais III e IV (Bairro Ouro Negro), núcleo industrial V (Bairro Santa Isabel), núcleo industrial VI (Bairro Vila Lourdes), núcleo industrial VII (Bairro Sanga do Engenho) e novo núcleo industrial IX (Bairro Santa Cruz).

Forquilhinha possui uma economia bastante diversificada. No município há agroindústrias de grande porte, empresas de extração e tratamento de minerais, indústrias de produtos alimentícios, metalúrgicas, indústrias químicas, indústria de vestuário, além de uma diversidade de pequenas e médias empresas que contribuem para a economia local.

Forquilhinha é o município que possui uma das maiores áreas plantada de arroz do Estado, aproximadamente dez mil hectares. Somente nesta cultura, são 630 famílias envolvidas diretamente. Porém, além do arroz, algumas famílias plantam verduras, feijão, milho, fumo ou produzem alimentos como pães, biscoitos e embutidos. Algumas destes agricultores e produtores saíram da informalidade e hoje vendem seus produtos na feira popular, criada em 2010 a partir da formação da Cooperativa de Produção Agroindustrial dos Agricultores Familiares de Forquilhinha (Coonafor). Quase mil famílias vivem da agricultura e também avicultura.