Forquilhinha realiza etapa municipal da IV Conferência Nacional de Educação

Com o tema “Inclusão, equidade e qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”, o Fórum Municipal de Educação de Forquilhinha promoveu a etapa municipal da IV Conferência Nacional de Educação (Conae). A etapa municipal em Forquilhinha foi realizada no auditório da Casa Mãe Helena.

 

Os objetivos da etapa municipal da IV Conae foram: avaliar a implementação do Plano Municipal de Educação (PNE) com destaque específico ao cumprimento das metas e das estratégias intermediárias, sem prescindir de uma análise global do plano; avaliar a implementação dos planos estaduais, distrital e municipais de educação, os avanços e os desafios para as políticas públicas educacionais; e, conclamar a sociedade brasileira para a elaboração e aprovação do novo PNE 2024-2034.

 

A coordenadora pedagógica Jucilane da Silva enfatiza que o evento serviu de espaço de reflexões, de discussões, de afirmação e proposições, para que possamos oportunizar a educação do nosso município, uma educação de qualidade para nossas crianças, adolescentes e jovens, de valor a inclusão, numa perspectiva de equidade a todos, garantindo a educação como processo de possibilidades ao simples e ao nobre, ao lutador e ao esquecido, aos favorecidos e desarraigados do meio, sendo alcançados por uma sociedade que ainda sonha, busca e acredita.

 

“Quem sabe as propostas discutidas nesta conferência cheguem nas etapas estadual e nacional para fazermos parte deste grande debate sobre educação em nosso País. O tema trazido pelo documento que é referência nacional, não é simples, e que estamos debatendo ao longo deste ano: Inclusão, Equidade e Qualidade. Assuntos estes que estão muito próximos. A inclusão indica o quanto precisamos sermos desafiadores e quais as propostas colocaremos em prática. A equidade é prima da igualdade, mas queremos debater no sentido de dar oportunidades a todos, contemplando a diversidade e que nossas crianças possam ter um futuro com mais qualidade de vida. E também a questão da qualidade que é muito importante, que não é apenas construirmos novas escolas, mas capacitar e cuidar dos professores, interagir com a comunidade, com os pais e que resulte num conjunto de ações. Dessa forma, de fato, teremos qualidade, quando tivermos essa sinergia de toda a comunidade com toda a rede escolar”, pontua a secretário de educação Félix Hobold.

 

O prefeito José Cláudio Gonçalves, o Neguinho, destacou em seu pronunciamento sobre a importância da qualidade da educação, da merenda escolar e da valorização dos profissionais da educação. “Nós queremos uma educação de qualidade para os nossos alunos e para isso precisamos dar infraestrutura nas escolas, incentivar e capacitar nossos profissionais em formações continuadas, proporcionar uma merenda de qualidade. Em março do ano que vem, iremos lançar, o primeiro Centro de Referência de Educação Integral que será modelo, no Jardim Eldorado, no bairro Santa Líbera. A estimativa é atender 600 crianças no contra turno, tirando da situação de risco e para podermos dar um futuro melhor. As crianças que representam a ternura, a pureza, a alegria, a esperança, o amor, mas que também o futuro. E é por isso que elas precisam de toda nossa garra, determinação e energia para podermos construir uma educação que preparem as crianças para a vida e serem bons cidadãos e ser humanos. Além de contribuir para o enriquecimento e futuro do nosso Brasil”.

 

Na etapa municipal foram eleitos sete delegados, representantes da educação básica, na qual irão representar o município na etapa regional marcada para o dia 30 de novembro.