Forquilhinha promove campanha “Agosto Dourado”

Com intuito de incentivar o aleitamento materno, o Governo de Forquilhinha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove neste mês a campanha “Agosto dourado” com o tema “A amamentação vale ouro”. É quando se ressalta a importância da amamentação especialmente nos primeiros seis meses de vida, quando o leite é responsável por suprir todas as necessidades do recém-nascido.

Este ano, as escolas municipais estarão inseridas na campanha, de 2 a 6 de agosto, na confecção de laço dourado, que ficará exposto no hall de entrada das unidades escolares e será premiado o laço mais criativo. “É mais uma forma de promover e incentivar o aleitamento materno, bem como sua importância com a crianças”, pontua o secretário de saúde, Diego Melo.

Ainda na programação, será promovido um evento “Mamaço Coletivo” na sexta-feira, dia 20 de agosto, às 14h, no parque Ecológico. As mamães serão convidadas a amamentar seus filhos com o leite materno.

A amamentação é um ato de amor, carinho e proteção. É neste momento que mãe e filho trocam experiências e se conectam ainda mais. “É um momento único que a criança troca afeto, olha, pega, faz carinho. Às vezes ela pára de mamar para sorrir. É um momento muito agradável tanto para a mãe, quanto para o bebê”, relata a enfermeira Aline da Rosa.

Benefícios do aleitamento materno

O leite materno é considerado o melhor alimento para os bebês, por possuir inúmeros benefícios essenciais para a vida do recém-nascido. É capaz de reduzir em 13% a mortalidade de crianças menores de cinco anos, de acordo com dados do Ministério da Saúde, por causas evitáveis e reduz o risco de desenvolvimento de doenças crônicas como diabetes e hipertensão. Ele contém todos os nutrientes necessários para que o bebê cresça saudável, sem que seja necessário qualquer outro tipo de alimentação antes dos seis meses de vida, ajudando no fortalecimento da imunidade, na diminuição dos riscos de alergias e no combate à anemia.

Mas os benefícios não são só para o bebê, a mãe também é favorecida com uma recuperação mais rápida do útero, diminuindo o risco de hemorragia e anemia após o parto. Ajuda também na redução do peso e minimiza o risco de desenvolver câncer de mama e de ovário.