Governo de Forquilhinha lembra Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão com ações de saúde

 

O Governo de Forquilhinha, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu nesta sexta-feira (23), das 7h30 às 15h30, na Avenida 25 de Julho, uma ação alusiva ao Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial, comemorado no dia 26. Na oportunidade, o público teve acesso a orientações sobre a hipertensão, além de aferição de pressão arterial e a entrega de sal temperado natural.

 

“O objetivo da ação é sensibilizar a população para a importância da prevenção e controle da hipertensão arterial, orientando quanto aos fatores de risco”, disse a coordenadora de Atenção Básica, Patrícia Floriano.

O profissional de educação física, Dafferson da Silva Borba também enfatizou a importância da atividade física na prevenção. “Se você é totalmente sedentário e passa a fazer atividade física três vezes por semana, por exemplo, já ajuda muito a prevenir ou controlar a pressão alta. Ter uma alimentação balanceada, evitar a ingestão de álcool e não fumar também são atitudes que melhoram, e muito, a situação”, completou.

 

Para a nutricionista Renata Dimis, é necessário ter bons hábitos alimentares e comportamentais e evitar o excesso de sal. “O consumo excessivo de sal está relacionado ao aumento da hipertensão. Os alimentos ultra processados, como enlatados, salgadinhos e embutidos, são ricos em sódio, que é o principal componente do sal, e também devem ser evitados. A alimentação baseada na comida de verdade pode ser uma aliada no tratamento e controle da doença. Fazendo sua própria comida você pode controlar a quantidade adicionada de sal e óleos”, pontuou.