Novos cursos técnicos serão abertos na parceria entre Prefeitura de Forquilhiha, Satc e Coopera

A partir da primeira semana de dezembro começa o período de matrículas dos novos cursos técnicos que serão oferecidos na parceria entre Prefeitura de Forquilhinha, Satc e Coopera. Os interessados podem se inscrever para os cursos de Mecânica, Eletromecânica, Eletrotécnica, Design de Interiores e Segurança do Trabalho. "Começamos neste semestre, com o curso de Eletrotécnica, e a parceria foi realmente proveitosa. Agora, estamos abrindo novos cursos, mas tudo dependerá da demanda de alunos", explica o diretor da Edutec/Satc João Luiz Novelli.

As matrículas poderão ser feitas na antiga sede da Coopera, no Centro de Forquilhinha. Os cursos vão começar em março de 2014, no período noturno, na medida em que as turmas forem fechadas.

Hoje, a primeira turma de Eletrotécnica conta com 23 alunos que estão ampliando os conhecimentos e almejando crescimento profissional na carreira. O curso técnico em Eletrotécnica é uma possibilidade de ascensão no mercado de trabalho. As aulas começaram em agosto e até o início de dezembro será concluído o primeiro dos quatro semestres do curso. "Estamos percebendo o quanto os alunos estão interessados em participar. Dos que iniciaram conosco, apenas um desistiu", ressaltou o coordenador de Eletrotécnica Gilberto Fernandes da Silva.

O perfil dos estudantes que frequentam as aulas demonstram quem quer se aperfeiçoar. "Temos alunos de 25 a 45 anos. A maioria está acima dos 30 anos, o que mostra que é um profissional que busca uma melhor colocação no mercado de trabalho", afirmou o coordenador. Na proposta da Satc, a intenção é aliar os conceitos teóricos com as aulas práticas, propiciando que o aluno já aplique aquilo que está aprendendo.

A Satc é responsável em ministrar as aulas, no período noturno, cedendo os professores e também os laboratórios para as aulas práticas. A Prefeitura banca as bolsas para os estudantes, garantindo um curso totalmente gratuito para quem participa. As aulas são realizadas nas salas da antiga Coopera, onde funcionam serviços da Administração Municipal.