Estufa garante maior produção de mudas em Forquilhinha

O Horto Florestal Maria Bernadete da Silva Mota (Berna) de Forquilhinha vai iniciar em breve a produção de mudas nativas e ornamentais em uma estufa de 24 metros de comprimento. O novo equipamento foi adquirido através de um convênio firmado entre o Município e o Ministério Público Federal (MPF). A Fundação Municipal Ambiental de Forquilhinha (FUNDAF) cadastrou o projeto junto ao MPF e foi habilitado para a aquisição da estufa e ainda de um triturador. O investimento nos dois equipamentos foi de R$ 45 mil.
De acordo com a autora do projeto, a Bióloga Magali Nuernberg Romagna Feltrin, a preocupação com a questão ambiental é o principal motivo do projeto. "Na estufa, vamos produzir mudas para que possamos recuperar áreas degradadas e arborizar os bairros", avalia Magali. Para colocar a idéia em prática é necessária uma grande produção de mudas, porém com maior qualidade, possível com a estufa. Já o triturador de resíduos, vai ajudar na redução do volume de material recolhido produzindo assim substrato, que será utilizado na produção das mudas.
Com a estufa pronta, o próximo passo é confeccionar as bancas que vão acomodar as mudas. "Vamos mais do que dobrar a produção e com mais qualidade", comentou o chefe de seção do horto, Valdir Kulkamp. Forquilhinha recebeu nos últimos dois anos, o plantio de 23 mil mudas, dentro de um projeto de arborização que garantia uma muda de árvore para cada habitante.