Lei Alexandre vai ao Ministério da Cultura e garante ciclo de oficinas para gestores da Amrec, Amesc e Amurel

O presidente da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), prefeito de Forquilhinha, Lei Alexandre, esteve nesta quarta-feira, 11, no gabinete da ministra da Cultura, Marta Suplicy, em Brasília. Com o objetivo de solicitar a presença do Ministério da Cultura (MinC) na região para assessorar os municípios que ainda não tem fundo de cultura, o presidente foi recebido pela chefe de gabinete da ministra, Tânia Rodrigues, pela gerente de Projetos, Angela Inácio e dois assessores do MinC. O resultado da reunião foi bastante positivo: foi confirmada a realização de um ciclo de oficinas sobre o Sistema Nacional de Cultura (SNC) na sede da Amrec, dias 23, 24 e 25 de outubro.

A capacitação é direcionada aos gestores culturais responsáveis pela execução dos Planos de Trabalho previstos nos Acordos de Cooperação Federativa firmados com o MinC. O presidente também solicitou que a oficina pudesse atender os municípios das regiões da Amesc e Amurel, já que são disponibilizadas duas vagas por município. "Os técnicos gostaram bastante da ideia de convidar as regiões vizinhas. A cultura é fundamental para todos os municípios. Um povo sem cultura se perde no tempo, apesar de tudo se modificar, temos que resgatar e fazer a manutenção. Vamos aproveitar esta oportunidade do governo com leis que beneficiam a cultura", enalteceu o presidente, reforçando o convite para a ministra Marta Suplicy participar do evento na sede da Amrec.

Conforme Alexandre, o ministério promove estas oficinas em todo o Brasil. "Nosso propósito era solicitar a presença do ministério na região para assessorar os municípios, visto que a maioria não tem fundo de cultura e a intenção é que todos tenham as mesmas condições de receber recursos, como já acontece com Criciúma e Forquilhinha, por exemplo", ressaltou o presidente da Amrec. Segundo ele, os técnicos aceitaram a proposta de realizar a oficina em outubro e, na ocasião devem abordar, inclusive, os programas e ações do MinC. "Tenho muita alegria e satisfação de levar esse ciclo para a Amrec e auxiliar na capacitação dos gestores que lutam diariamente pelo resgate da cultura na região", salientou Alexandre, acrescentando que o evento não terá custo para a Amrec, visto que todas as despesas com transporte e hospedagem ficam a cargo do ministério.

Colaboração: Assessoria de Imprensa da Amrec – Diene Lemos (SC03807JP)