Forquilhinha realiza conferência de assistência social

O município de Forquilhinha realizou nesta terça-feira, a V Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema “Gestão e Financiamento para a Efetivação do SUAS”. A palestra foi ministrada por Janice Merigo, Mestre em Serviço Social, Coordenadora de Formação da Escola De Gestão Pública Municipal (EGEM), Assistente Social da Federação Catarinense De Municípios (Fecam).
As conferências são espaços de debate coletivo que devem oportunizar uma participação social mais representativa, de forma a contemplar maior participação popular, assegurando momentos para discussão e avaliação das ações governamentais e das ações desenvolvidas por meio de recursos do fundo público, e também, para a eleição de prioridades políticas para os respectivos níveis de governo e para as diferentes organizações da sociedade civil que representam os usuários, trabalhadores e as entidades de assistência social. O objetivo é analisar, propor e deliberar, com base na avaliação local, as diretrizes para a gestão e financiamento do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado. A conferência discutiu seis eixos: o Cofinanciamento Obrigatório da Assistência Social; Gestão do SUAS: Vigilância Socioassistencial, Processos de Planejamento, Monitoramento e Avaliação; Gestão do trabalho; Gestão dos serviços, Programas e Projetos; Gestão dos Benefícios no SUAS e Regionalização.
De acordo com a Secretária de Ação Social de Forquilhinha Lilian Arns Topanotti, como preparação para a Conferência, foram realizadas anteriormente duas Pré-Conferências com usuários da Política de Assistência Social e uma com os Trabalhadores do SUAS, o que possibilitou uma maior avaliação da política da assistência social de nosso município, bem como a definição de diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único da Assistência Social – SUAS.