Forquilhinha inaugura unidade de saúde na Vila Franca

Com centenas de convidados, Forquilhinha inaugurou no sábado pela manhã, a nova unidade de saúde do Bairro Vila Franca. A construção tem uma área de 268,09 metros quadrados e fica localizada na Rua Adirço Colonetti. Foram investidos mais de R$ 300 mil na obra. A nova unidade de saúde beneficiará os moradores do bairro, que já solicitavam melhorias na atual unidade. Esta será a quarta unidade de saúde construída no município nos últimos quatro anos.
A nova unidade recebeu o nome de Unidade de Saúde Zenilde Zanette De Assis. Natural da Sanga do Engenho, era casada com Francisco de Assis e teve 10 filhos, 19 netos e 6 bisnetos. Mulher prestativa, Zenilde sempre ajudava seus vizinhos e familiares, e era chamada de Dona Zena. Quando Forquilhinha ainda fazia parte de Criciúma, não havia posto de saúde por perto, então com sua dedicação prestava serviço voluntário de saúde, sempre observando a prescrição médica. Participava ativamente dos eventos da comunidade, como novenas, organização das festas chamadas de domingueiras e das festas religiosas da igreja católica, além de ter dado seu apoio na construção e manutenção das escolas isoladas da comunidade. Participou do clube de mães e do grupo de terceira idade. Sempre foi uma mulher dinâmica e trabalhadora, ajudando a quem precisasse. Nos deixou em 3 de junho de 2012, por problemas de saúde. Por todas estas qualidades, foi homenageada com seu nome nesta unidade de saúde. A neta de Dona Zena, Rosana, participou da cerimônia e recebeu uma placa em agradecimento aos serviços prestados pela avó na comunidade.
Estrutura – A unidade terá dois consultórios médicos, um consultório odontológico, um consultório de enfermagem, uma sala de preventivo, uma sala de procedimentos, uma sala de nebulização, uma sala de esterilização, uma sala de acolhimento, uma sala de vacina, uma sala de educação em saúde e recepção. Atuarão na unidade, médico clínico geral, pediatra, enfermeira, dentista, psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta e educador físico técnico de enfermagem, técnico saúde bucal e agentes comunitárias de saúde.
Além das autoridades municipais e convidados, foram recebidas pelo Prefeito Lei Alexandre, os deputados Joares Ponticelli, Valmir Comin, José Milton Scheffer, João Pizzolatti, Jorge Boeira, e representando o Estado de Santa Catarina, Acélio Casagrande.