Engenheiros da administração recebem material de levantamento aerofotogramétrico de Forquilhinha

O prefeito de Forquilhinha Lei Alexandre entregou hoje aos engenheiros da Administração Municipal material com o levantamento aerofotogramétrico do município executado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS). Os discos rígidos com os dados geoespaciais do projeto Levantamento Aerofogramétrico, consiste em uma base cartográfica que poderá ser utilizada na gestão ambiental, planejamento urbano, ampliação da rede viária, uso e ocupação do solo, estudos socioeconômicos, densidade habitacional, cadastramento e mapeamento de áreas para cultivo, entre outras finalidades.
O material foi entregue para os engenheiros civis Leandro Arns Back, Ademar Back, Luiz Renato Steiner e Lilian Bitencourt Colombi, para o engenheiro agrimensor Rodrigo Loch e o técnico em edificações Valmir Hobold. O material vai servir de subsídio para novos estudos das áreas habitadas do município.
O Levantamento Aerofotogramétrico foi iniciado em 2008 na SDS. Há dois anos, o trabalho foi intensificado devido à necessidade de atualização da rede hidrográfica estadual. O Levantamento Aerofotogramétrico, que teve custo de aproximadamente R$ 12 milhões, poderá ser utilizado para ações como planejamento costeiro, urbano e rural; avaliação ambiental integrada; efeito de mudanças climáticas; estudos de potencial hidroelétrico; delimitação de zonas de risco em áreas atingidas pelas enchentes e realocação de moradias; qualificação de medidas de proteção ao meio ambiente; planejamento de ocupação e de construção de estradas. As imagens anteriores eram de 1977 e de 1985.