Saiba mais sobre a Heimatfest

A Heimatfest sempre aconteceu com o envolvimento de toda a comunidade e com suas atividades realizadas na área central da cidade, onde toda a população se tem um efetivo envolvimento direto na organização e realização da festa.

Dona de uma população alegre, hospitaleira, organizada e promissora, Forquilhinha se transforma meses antes da realização da festa, mostrando toda sua força e união em torno da Heimatfest. Etnias também responsáveis pela colonização estão inseridas no evento, com destaque para a italiana, polonesa, japonesa, portuguesa e negra, que através da miscigenação, atualmente compõem a população local. 

Nos dias de festividades e atrações, há desfiles, apresentações artísticas e musicais, atividades esportivas, encontros e palestras, mostras e exposições, concursos, diversidade gastronômica, festivais, bailes, shows, lazer e entretenimento. As atrações da Heimatfest são realizadas em sua maioria no Centro de Eventos com rua coberta, no Centro de Forquilhinha. O espaço em estilo germânico foi construído para abrigar a festa e se tornou uma das maiores atrações da região.

 

ATRAÇÕES

Gastronomia variada

A Heimatfest sempre apresenta gastronomia típica com restaurantes de comida alemã e italiana, além de lanches rápidos e outras opções.

Alemão – A culinária alemã traz os tradicionais pratos Eisbein, Gefüllte Ente, Huhn Vom Lande, Weisser Reis, Gemüse, Eingemachte e Schweinelenden im biersosse.

Italiano – Pratos como leitão a pururuca, polenta, macarrão, nhoque, galinha da colônia (caipira) ensopada, salaminho com ovo, fortaia, costelinha de porco, pão de milho, rosca de polvilho, melado e nata, entre outros.

 

Heimatkaffee

Uma das gastronomias mais apreciadas e esperadas na Heimatfest é o Heimatkaffee. São cerca de 60 pratos diferentes. Entre as opções, estão iguarias como Apfelkuchen (bolo de maça), Deutsche torte (Torta alemã), Kuca (cucas diversas), Gebratene schinken (pernil assado), Hühne Suppe (Sopa de galinha), Gedämpfte Kartoffeln (Sopa de batata), Maisbrot (pão de milho), Eierschmier (geléia de ovos) e Orangenschmier (geléia de laranja), além de rosca de polvilho, bolo de ricota, tortas diversas, queijo e salame.

 

Desfile histórico-cultural

Um dos mais tradicionais eventos da Heimatfest é o Desfile Histórico Cultural. Entre as atrações do desfile, as primeiras profissões da época, representantes das etnias colonizadoras de Forquilhinha: italianos, japoneses, alemães, negro e açorianos, além da Rainha e Princesas da festa, primeiros evangelizadores e outros.

 

Chope em metro

No Concurso de Chope em Metro, o desafio é beber mais rápido o conteúdo das tulipas, sem tirar a boca do copo e sem babar.

 

Heimatspiel

Sucesso desde a edição da Heimatfest de 2007, o Heimatspiel é uma tradição em festas alemãs de chopp e cerveja. Nas festas alemãs, ele assume diferentes nomes conforme a localidade. Em Forquilhinha ficou na tradução algo como “brincadeira das origens”. Na verdade, o Heimatspiel é pra testar a força das pessoas. Dependendo de onde a força alcançar se ganha prêmio em chope ou a gozação dos amigos. O brinquedo foi confeccionado em Forquilhinha na edição de 2007 da Heimatfest. Ao bater com a marreta no Heimatspiel, o peso pode alcançar quatro posições descritas: Schlappschwanz (fraco ou bunda mole), Anfänger (iniciante), Mottelmäbig (médio ou pessoa meia força) e Meister (mestre ou campeão).

Mascotes

As mascotes da festa, Fritz e Frida, fizeram o maior sucesso. Eles apareceram pela primeira vez no desfile de Sete de Setembro, e depois na Festa das Etnias.

 

Outras atrações

Diversão para crianças

Shows com acesso livre

Heimatfolia

Estacionamento para mais de três mil veículos

Segurança

Shows nacionais e regionais

Exposição Histórico-Cultural

Praças Gastronômicas

Apresentações de Grupos Folclóricos

Concurso Chopp em Metro

 

Restaurantes Típicos Alemão e Italiano

Comidas típicas japonesa, portuguesa, polonesa e afro

HeimatKaffee (Café Colonial)

Brinquedoteca

Apresentações Artístico Culturais

Atividades Esportivas

Missa dos Imigrantes

Feira Comercial e Industrial

Estrutura coberta para cinco mil pessoas no Centro de Eventos

MAIS DETALHES

 

Heimatfest – Festa das Origens

Heimatfest (palavra em alemão) que significa festa das origens.

heimat = origem e fest = festa

A Heimatfest é realizada a cada dois anos, intercalando com a Festa do Colono.

 

Projeto Heimat

Heimatfest é uma marca, proveniente de um ambicioso projeto: o Projeto Heimat. Em 2003, o então prefeito Paulo Hoepers sugeriu a criação de algo que resgatasse e mostrasse todas as tradições de uma cidade que tem manifestações artísticas e culturais belíssimas pra mostrar. A partir da sugestão do Projeto Heimat, uma série de debates envolvendo pessoas e setores ligados a cultura e eventos de Forquilhinha, deu origem a Heimatfest – Festa das Origens.

A Heimat não é somente uma festa. É um completo resgate das tradições culturais de Forquilhinha, que valoriza costumes há muito tempo trazidos pelos colonizadores, sejam eles alemães, italianos, poloneses, portugueses ou japoneses, e ainda influência dos afrodescendentes.
É verdade que os alemães foram os pioneiros, e por isso Forquilhinha é hoje conhecida como a “cidade mais alemã do Sul de Santa Catarina”. Também por serem em maior número na população, a festa acabou por receber um nome alemão, que já caracteriza Forquilhinha, também conhecida carinhosamente como “terra de alemão”.

 

Retrospectiva

 

2003 – Inicia o evento que valoriza as tradições culturais de Forquilhinha. Em outubro de 2003 é realizada a primeira edição da Heimatfest. Apenas três dias de festa que marcaram pra sempre os moradores de toda a região.

 

2005 – Segunda edição da Heimatfest – É realizado o primeiro concurso de chope em metro.

 

2007 – Já consolidada, a Heimatfest traz mais duas novidades: o Heimatspiel e a sangria do Bier Tank.

 

2009 – Ano que em a Heimatfest é inserida no calendário oficial de festas de outubro da Santur. A Heimatfest ganha dois reforços importantes na divulgação do evento: os mascotes Fritz e Frida.

 

2011 – Sucesso em toda a região, a Heimatfest incentiva comerciante e moradores de Forquilhinha a aderirem a festa e toda a cidade se mobiliza. O ano de 2011 também é marcado pela apresentação da Esquadrilha da Fumaça que abriu as comemorações da quinta edição.

 

2013 – A sexta edição da Heimat teve Concurso de Jardins Gartenbau, onde os mais belos jardins foram premiados. A festa também foi sede do Aberto do Brasil de Xadrez STD 2013, com presença de mestres internacionais do xadrez. Foram mais de 120 mil pessoas nos dez dias do evento. Somente nos restaurantes alemão e italiano, foram servidas 4,8 mil refeições e no Heimatkaffe foram 600 cafés.

2015 – A sétima edição da Heimatfest ofereceu todas as atrações tradicionais já apresentadas nas outras edições e trouxe ainda uma novidade. Foi inaugurado uma exposição em homenagem a Dra. Zilda Arns, uma unidade do Museu da Vida, instalado na Casa Mãe Helena.

2017 – A oitava edição da Heimatfest está agendada para os dias 12 a 15 de outubro.