Governo do Estado autoriza modernização do balizamento noturno do Aeroporto de Forquilhinha

O Aeroporto de Forquilhinha – Diomício Freitas terá o balizamento noturno modernizado. As obras foram autorizadas pelo Governo do Estado e o investimento será de R$ 896 mil. O prazo de conclusão para a execução total dos serviços é de 30 a 45 dias.

A manutenção e funcionamento do balizamento integram o conjunto de equipamentos e sistemas de auxílio à navegação do aeroporto. Durante as obras de revitalização do Aeroporto que ocorreram entre 2022 e 2023 verificou-se a necessidade de modernizar também o balizamento.

“Com esta obra, o aeroporto terá plena capacidade para as operações diurnas e noturnas, ampliando o atendimento a aeronaves executivas bem como de Unidades de saúde e segurança, como o Corpo de Bombeiros, SAMU e a Polícia Civil. Seguimos a determinação do governador Jorginho Mello de melhorar as condições de todos os aeroportos do Estado”, reforça o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins.

Investimentos

O Governo do Estado já investiu R$ 17 milhões para a recuperação asfáltica da pista de pouso e decolagem, taxiway, acesso aos hangares, pátio de estacionamento de aeronaves e readequação da faixa de pista, cerca patrimonial e implantação de via de inspeção.

Forquilhinha é um dos três aeroportos administrados pelo governo catarinense, que tem a outorga federal para a gestão. A previsão é que seja subdelegado para a administração municipal, seguindo o modelo que é adotado em outros 13 aeroportos no estado.

O Aeroporto possui pista de pouso e decolagem asfaltada de 1.568 metros de comprimento por 30 metros de largura. Processa cerca de 200 movimentos mensais na área de formação de pessoal para a aviação civil, voos executivos, transporte aeromédico e segurança pública.

Colaboração: Rafael Matos/SPAF