Forquilhinha: Julho Amarelo é o mês de prevenção e conscientização sobre as hepatites virais

O Julho Amarelo é o mês de prevenção e conscientização sobre as hepatites virais. Em Forquilhinha, durante todo mês de julho, ações em prol da conscientização da população sobre a luta contra as hepatites virais estão sendo realizadas. Entre elas, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão disponibilizando, gratuitamente, a testagem rápida e também a vacina da Hepatite B, para todas as pessoas, em qualquer idade.


“É o mês de reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce das Hepatites Virais mês de lembrar que, embora não existam vacinas para todos os tipos de hepatites, é possível prevenir”, relata a coordenadora de Vigilância em Saúde, Fernanda Warmling.

O que é hepatite?
A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser decorrente de diversas causas, sendo por meio da infecção por vírus, pelo uso de medicamentos, uso de álcool e outras drogas, doenças autoimunes, doenças metabólicas ou doenças genéticas. Alguns dos sintomas mais comuns são: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

As hepatites virais, são causadas por vírus classificados pelas letras do alfabeto em A, B, C, D (Delta) e E. O SUS (Sistema Único de Saúde) oferece diagnóstico e tratamento gratuito para todos os tipos de hepatites virais, sendo mais comuns do tipo A, B e C.

Transmissão
A Transmissão mais frequentes é a hepatite viral A por falta de saneamento básico. Já a hepatite B e C, pode ocorrer por transmissão sanguínea durante a prática sexual desprotegida; em decorrência do compartilhamento de seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos que furam ou cortam; durante a gravidez, da mãe para o filho (a).