Dia “D” contra o Sarampo e Influenza neste sábado em Forquilhinha

A ação contará com todas as UBSs abertas das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia.

O Governo de Forquilhinha, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, promove, neste sábado (30), o Dia D para as campanhas de vacinação contra o sarampo e a gripe (Influenza). A ação contará com todas as UBSs abertas das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia.

Para o sarampo, o público-alvo será composto por crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias) e os trabalhadores de saúde com atualização da caderneta vacinal. Todas desta faixa etária deverão receber uma dose da vacina tríplice viral, independente da situação vacinal atual contra a doença.

Já para a gripe (Influenza), o público-alvo são idosos acima de 60 anos, trabalhadores de saúde e crianças a partir de seis meses. “O objetivo do ‘Dia D’ é aumentar o número de pessoas vacinadas já que estamos tendo baixas coberturas, mesmo com as duas campanhas iniciadas no último dia 04 de abril”, explicou a coordenadora da Vigilância em Saúde, Fernanda Warmling.

De acordo com o site do Ministério da Saúde, a gripe é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. Ela é provocada pelo vírus da influenza e tem grande potencial de transmissão. O vírus se propaga facilmente, levando a casos leves, mas, também, a casos graves, que aumentam as taxas de hospitalização e provocam a morte de pessoas mais vulneráveis à doença.

A vacinação é a forma mais eficaz de prevenir a gripe e proteger as pessoas com maior risco de desenvolver complicações. A vacina é segura, evita casos graves e óbitos por gripe.

O sarampo é uma doença viral aguda altamente transmissível que pode apresentar complicações, principalmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. Para evitar surtos da doença, a campanha de vacinação em 2022 será focada em crianças de seis meses a menores de 5 anos de idade e trabalhadores da saúde.