Comitiva de Forquilhinha cumpre agenda em Lages

Uma comitiva do Governo de Forquilhinha visitou o município de Lages, na quarta-feira, dia 13, para conhecer o projeto de compostagem “Lixo Orgânico Zero”. O interesse na iniciativa, leva em consideração a redução de custos de coleta e disposição final de resíduos sólidos, que traz benefícios sociais e ambientais às comunidades.

O projeto já consolidado em Lages, é realizado há 7 anos, em escolas e comunidades, do município serrano. A expedição foi conduzida pela diretora de Meio Ambiente do Governo de Lages, Silvia Oliveira. Foram visitados o Centro de Educação Ambiental Ida Schmidt, uma escola municipal, os hortos municipais de hortaliças e de mudas nativas e hortas comunitárias, trazendo conhecimento prático aos membros da comitiva.

Na oportunidade, o grupo também visitou a UDESC e a Estação de Tratamento de Esgoto do município, buscando soluções alternativas de tratamento, uma vez que o Governo de Forquilhinha está realizando a revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico.

Ano passado, o Governo de Forquilhinha submeteu projeto e foi classificado através do Edital de Chamamento Público SQA nº 1/ 2023, para “Compostagem e Agricultura Urbana e Periurbana”, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Secretaria Nacional de Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental, para a implantação de sistemas de compostagem e hortas escolares nas escolas da rede municipal de ensino e projeto de compostagem em escala piloto para os grandes geradores existentes no município, além de resíduos de podas de árvores e grama proveniente de roçadas.