Programa Municipal de Coleta Seletiva

A Coleta Seletiva consiste na coleta de resíduos recicláveis (papel, papelão, plástico, vidro, metal e isopor) por veículo especialmente adaptado e identificado. Em Forquilhinha, o serviço abrange todos os bairros, que são atendidos em dias alternados ao dia da coleta convencional.

Os resíduos recicláveis coletados são encaminhados ao Centro de Triagem, localizado no bairro Ouro Negro, onde a ACAFOR – Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Forquilhinha realiza a triagem, classificação e comercialização destes materiais.

 A colaboração da comunidade é fundamental, pois a separação dos resíduos recicláveis resulta em benefícios, como a redução de resíduos a serem dispostos em aterro sanitário, redução de extração de recursos naturais e consequente melhoria para o meio ambiente, além da inclusão social e melhor qualidade de vida aos catadores.

 

 CONFIRA OS DIAS DA COLETA SELETIVA EM FORQUILHINHA 

Dia da semana

Turno

Bairro

Segunda-feira

Matutino

Centro, Santa Isabel, Santa Ana e empresas.

Terça-feira

Matutino

Ouro Negro, Vila Franca, Saturno e empresas.

Quarta-feira

Matutino

Clarissas, Vila Lourdes, Interior e empresas.

Quinta-feira

Matutino Vespertino

Cidade Alta, Santa Líbera, Santa Cruz, Sanga do Café, Linha Eyng e empresas.

Sexta-feira

Matutino

Centro, Santa Isabel, Santa Ana e empresas.

Sábado

Matutino

Centro, Av. 25 de Julho, Vila Lourdes, lojas.

Matutino: 7h às 12h        Vespertino: 13h às 18h

 

Informações: 

Gilberto Medeiros Campos

Coordenador da Coleta Seletiva

   Contato: (48) 9 9108-3172

 

SAIBA MAIS SOBRE A GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM FORQUILHINHA

 

O município de Forquilhinha atendendo os requisitos da Política Nacional de Resíduos Sólidos instituída através da Lei Federal nº 12.305/2010, realizou em 2010, o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PMGIRS.

Fazendo-se necessário a implantação de um novo modelo de gerenciamento (coleta, triagem, beneficiamento, comercialização e apoio aos catadores), a Prefeitura Municipal de Forquilhinha submeteu projeto à Fundação Nacional de Saúde – FUNASA para captação de recursos para implantação de um centro de triagem, aquisição de equipamentos e caminhão para coleta seletiva, sendo aprovado em 2011.

Em maio de 2012 iniciaram-se as atividades no Centro de Triagem, a estrutura possui escritório, cozinha, refeitório, vestiários, sanitários e baias para armazenamento e para execução da triagem e beneficiamento dos materiais possui funil de recepção, esteira de triagem, prensa enfardadeira, fragmentador de papel, balança e duas empilhadeiras.

O Centro de Triagem é operacionalizado pela Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Forquilhinha – ACAFOR, fundada em 21 de maio de 2012, atualmente constituída por 13 associados. Os catadores que antes realizavam a coleta de forma individual, expostos a diversas situações, hoje possuem uma melhor condição de vida e de trabalho. Atualmente a ACAFOR realiza a triagem, classificação e comercialização de aproximadamente 60 toneladas mensais de materiais recicláveis.

A coleta seletiva foi implantada em todos os bairros do município e é realizada de porta a porta em dias diferenciados de coleta convencional. Para participar da coleta seletiva basta o cidadão separar o material reciclável (papel, papelão, plástico, vidro, metal e isopor) dos materiais não recicláveis, e colocar abaixo da lixeira no dia que o caminhão da coleta seletiva passar no bairro.

A educação ambiental é realizada através de porta-a-porta, escolas, clubes de mães, terceira idade, comércio, visitas ao Centro de Triagem e veículos de comunicação (rádio, folders, cartazes, banners, adesivos, imãs de geladeira, outdoor e outros), de forma a sensibilizar e informar a população sobre a realidade ambiental local, bem como mostrar e/ou indicar o papel e a responsabilidade da sociedade sobre o que ocorre no meio ambiente.

Como forma de fortalecer a educação ambiental, foi lançado concurso para escolha do mascote da Coleta Seletiva entre as escolas do município em 2014, sendo titulado o mascote CHICOLETA, como símbolo da Coleta Seletiva de Forquilhinha e agente promotor da consciência social e ecológica.

Em 2015, lançamos também a Cartilha de Educação Ambiental – Forquilhinha Educando para Preservar e o Selo Guardião da Coleta Seletiva, distribuídos para toda a rede de ensino do município, a fim de conscientizar e levar às crianças a atuação como cidadãos responsáveis e multiplicadores de atitudes e práticas sustentáveis.

Já em 2019, foi lançado o Selo “Empresa Amiga do Meio Ambiente” que é uma certificação concedida às empresas como forma de reconhecer a participação no Programa Municipal de Coleta Seletiva. A iniciativa visa valorizar as empresas do município que destinam corretamente os resíduos gerados e contribuem para a preservação ambiental.