Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Coleta seletiva
Representantes de Forquilhinha fazem visita técnica ao projeto Recicla Veneza

Publicado em 27/02/2021 às 12:32 - Atualizado em 11/05/2021 às 09:37

O objetivo foi conhecer o processo desenvolvido no município vizinho que troca o lixo reciclável por ticket na Cooperativa de agricultura familiar de Nova Veneza

Uma visita técnica de representantes de Forquilhinha para conhecer o sistema de coleta seletiva de Nova Veneza aconteceu na última semana, com foco em ampliar o processo no município. A equipe formada pela superintendente da FUNDAF, Nicole Chini Colonetti, a coordenadora de educação ambiental e bem-estar animal da FUNDAF, Ana Paula Marcelino, o coordenador da coleta seletiva, Gilberto Medeiros Campos, o presidente da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Forquilhinha (Acafor), Dernival Costa França, o psicólogo Gabriel Goulart de Oliveira e a orientadora social Margarete Ricken Arima, do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e Joelson Monteiro, representante da secretaria de Planejamento.

 

Durante o encontro, foi apresentado o projeto que conta com um ponto de coleta para materiais recicláveis, como: metal, papel, plástico e vidro. Os próprios moradores levam os materiais e recebem de acordo com o peso, um ticket para utilizar na compra de alimentos na Coofanove, cooperativa da agricultura familiar.
“O Recicla Veneza é um projeto que visa conscientizar e incentivar as pessoas a reciclar o lixo, preservando o meio ambiente e ainda valorizando a economia local”, revelou o presidente da Fundave, Juliano Dal Molin.
A superintendente da FUNDAF comentou sobre a possibilidade de ampliação da coleta no município: "o objetivo da visita foi conhecer a coleta seletiva realizada atualmente em Nova Veneza, a fim de estudar a possibilidade de aprimorar a existente em Forquilhinha, beneficiando os forquilhinhenses, a ACAFOR, a COONAFOR e também o meio ambiente. O que chama a atenção é mesmo com a coleta feita uma vez por semana, onde o munícipe leva o material até um ponto, eles trocam o lixo reciclável por um ticket utilizado na Coofanove, uma cooperativa como a nossa Coonafor”.

 

Participaram do encontro ainda a primeira-dama Sidnei Vitória Ghellere Frigo, o coordenador do projeto, Eduardo Milanez.

 

Coleta seletiva
Em Forquilhinha, a coleta seletiva é feita em todos os bairros, de segunda a sexta, das 7h às 12h (matutino) e das 13h às 18h (vespertino). O serviço é gratuito para a população e todo o resíduo coletado é doado para a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Forquilhinha que conta com 14 associados. Atualmente, o município recolhe cerca de 40 toneladas por mês. Para participar basta separar o lixo reciclável em limpo e seco e colocá-lo na frente de casa no dia da coleta.

 


Confira os locais em que a coleta é realizada:
De segunda a sexta-feira, período matutino, nos bairros Centro, Santa Ana e Santa Isabel;
Terça-feira, período matutino, Ouro Negro, Nova York, Vila Franca e Saturno;
Quarta-feira, período matutino, Santa Clara, Clarissas e Vila Lourdes;
Quarta-feira, período matutino e vespertino, Sanga do Café, Sanga do Engenho, Santa Terezinha, Santa Rosa, Sanga do Coqueiro, Faxinal, Barra da Sanga, São Pedro, São Gabriel, São Jorge, Taquara, Morro Comprido, Pique do Rio Cedro, Linha São José e Linha Eyng.
Quinta-feira, período matutino, Cidade Alta, Passo de São Roque, Santa Líbera, Vila Feltrin e Santa Cruz.


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar

Informações Relacionadas

Assuntos