administracao
Forquilhinha recebe Cartas de Inundação da Defesa Civil de SC

Publicado em 06/11/2019 às 10:32 - Atualizado em 06/11/2019 às 10:32

Forquilhinha está entre as cidades contempladas pela Defesa Civil com as Cartas de Inundação e Sistema de Previsão de Eventos Hidrológicos Críticos.  A entrega do documento foi em Tubarão, nesta terça-feira, 5, pelo chefe da Defesa Civil de Santa Catarina, João Batista Cordeiro Júnior. Além de Forquilhinha, Tubarão, Araranguá, São João Batista e Santo Amaro da Imperatriz também receberam.

Os levantamentos hidrológicos são de fundamental importância no planejamento das ações de proteção e defesa civil. No total serão contemplados 35 municípios, e para isso a Defesa Civil Estadual investiu R$ 2,5 milhões. O que, segundo o chefe da Defesa Civil Estadual, é insignificante perante os prejuízos dos últimos três anos, estimado em R$ 1 bilhão.

Ele ainda ressaltou que devido à localização, Santa Catarina, o Estado está sujeito a severos fenômenos da natureza. “As inundações e estiagens impactam diretamente em nossa sociedade e essas situações são agravadas pela ocupação desordenada”, comenta João Batista, ao acrescentar que com planejamento das ações é possível construir um estado resiliente.

As informações são importantes para planejamento de macro drenagem, para decidir as alturas das construções das pontes, plano de redução de risco, de contingenciamento, planejamento urbano e territorial.

Estiveram presentes no evento, o prefeito de Forquilhinha, Dimas Kammer; o diretor executivo da AMREC, Lei Alexandre, o presidente do Colegiado de Defesa Civil da AMREC, e Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de Criciúma, Dioni Pereira de Borba; coordenador regional da Defesa Civil, Rosinei da Silveira; e o coordenador da Defesa Civil de Forquilhinha, Carlos Alberto Arns Filho.

Texto: Antonio Rozeng (Assessoria da AMREC)