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saude
Novo sistema de atendimento é implantado no Pronto de Forquilhinha

Publicado em 25/10/2018 às 08:20 - Atualizado em 25/10/2018 às 08:20

Pulseiras coloridas vão identificar a gravidade clínica dos pacientes que chegam a unidade

Humanizar e agilizar os atendimentos em saúde, priorizar os casos mais urgentes é sempre o objetivo dos profissionais que atuam no Pronto Atendimento de Forquilhinha.

Pensando nisso, a unidade vai passar a atender a partir desta sexta-feira, (26), de forma diferente. Será adotado o sistema de classificação prévia dos pacientes na espera.Na prática significa dizer que assim que der entrada no PA o paciente vai passar por uma triagem e ali mesmo, feita a avaliação, recebe uma pulseira de identificação com uma cor, conforme a gravidade do quadro apresentado.

“Nesse primeiro momento, o profissional ouve o doente ou a família e são detectados os sinais que permitem alcançar o grau de prioridade clínica no atendimento, como também o tempo de espera a ser recomendado” explica o enfermeiro e coordenador do Pronto Atendimento, Edson Luiz Scheffer.

Através desse sistema, cada caso estará enquadrado numa escala específica, podendo ser apontado como MAIS ou MENOS urgente. O método já é utilizado na maior parte dos hospitais e grandes unidades de saúde da região. “Vale ressaltar que ninguém ficará sem atendimento, no entanto, a partir de sexta, ao invés de respeitar a ordem de chegada, vamos observar o quadro clínico. Desta maneira, os casos urgentes serão passados na frente. O que vai evitar em grande escala, o agravamento do problema” reforçou Diego Passarela, Secretário de Saúde.

A média de atendimentos mensal no Pronto Atendimento de Forquilhinha varia entre 2700 a 3200. O que equivale a cerca de 100 pessoas atendidas por dia.Residentes ou não do município. Para alcançar a eficácia desejada por todos, a equipe foi ampliada. Três novos enfermeiros e 6 estagiários foram contratados.

“Estamos certos de que essa metodologia será bem aceita pela população e vai proporcionar um avanço no quesito atendimento como já foi registrado em outras cidades” encerra Diego.

SAIBA MAIS:

 

Cor da pulseira de identificação

Tempo de atendimento(máximo)

Caracterização

Pulseira Vermelha

Imediato

Atendimento emergente e imediato, caracterizado por traumas com lesões de único ou múltiplos sistemas, que caracterizam risco de vida ou sofrimento intenso ao paciente

Pulseira Laranja

10 a 15 minutos

Atendimento muito urgente, caracterizado por infarto, grandes queimaduras, crise asmática grave, hemorragia incontrolável, entre outros

Pulseira Amarela

60 minutos

Atendimento urgente, caracterizado por pequenas hemorragias e traumatismos, desidratação, entre outros

Pulseira Verde

120 minutos

Atendimentos de menor urgência, caracterizados por febre, vômitos, dor leve, entre outros

Pulseira Azul

240 minutos

Atendimentos não urgentes, caracterizados por controle da hipertensão e diabetes, avaliação de feridas crônicas, troca de curativo, entre outros