assistenciasocial
Curso de Corte e Costura oferece novas oportunidades a mulheres de Forquilhinha

Publicado em 13/09/2018 às 12:36 - Atualizado em 13/09/2018 às 12:38

O Curso oferecido está prestes a formar 24 alunas, que saem aptas para o mercado de trabalho.

Em meio a linhas, tecidos, agulhas e máquinas mulheres de Forquilhinha buscam novas oportunidades através do curso de corte e costura oferecido pela administração municipal através da Secretaria de Assistência Social.

O curso ocorre duas vezes por semanas. Nas terças e quintas feira matutino e vespertino. Ao todo são 200 horas de curso. O mesmo iniciou em Abril e terminará no final do mês de outubro. E na segunda-feira a sala e as máquinas ficam a disposição para outras mulheres que finalizaram o curso em anos anteriores para que possam praticar e relembrar o que aprenderam.

“Mais do que vir praticar na segunda-feira é meio que um ponto de encontro e fico feliz por isso, pois além de elas terem aprendido também fizeram amizades” Relata a Monitora do curso, Maricelma da Silva Correa.

De acordo com a monitora, muitas mulheres chegam ali sem saber nem mexer na máquina, mas que aos poucos vão aprendendo e pegando a prática. “Elas começam no papel para treinar, depois com peças pequenas até pegar a pratica na máquina. E depois então já costuram até peças de roupa. Não pode ter medo, tem que praticar. Algumas já saíram do curso e até montaram uma facção própria, outras começaram a trabalhar como costureira” Comenta a Monitora.

O curso

O projeto oferece curso de corte e costura totalmente gratuito, onde homens e mulheres de todas as idades podem participar. E ao final ganham certificado de conclusão e saem aptas(os) para o mercado de trabalho.

Segundo o secretário de Assistência Social, esse curso é importante pois possibilita a essas mulheres novas oportunidades. “O objetivo é contribuir para o aumento das oportunidades de ocupação e renda dessas famílias, permitindo o acesso ao mundo do trabalho". Comenta.

Prefeito Dimas Kammer destaca como é bom ver pessoas interessadas em aprender e buscar novos conhecimentos. “São projetos como esse que nos faz ver que vale a pena contribuir cada vez mais com nossos munícipes, pois a partir do curso elas podem montar o próprio negócio ou até mesmo encontrar com mais facilidade uma vaga no mercado de trabalho, pois já saem daqui preparadas”, Completa Dimas.

Ainda segundo a monitora já existe lista de pessoas interessadas para a próxima turma do curso. Além disso, a sala também é utilizada como laboratório para os jovem aprendiz que fazem curso em parceria com a Abadeus.