Professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental participam de formação continuada

Uma semana de novos conhecimentos para os professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, da rede municipal, em Forquilhinha. O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Educação, realiza formações continuadas entre os dias 21, 22 e 23 de julho, para orientar e atualizar os profissionais visando o melhor desenvolvimento das atividades no município.

Desde 2018, com a aprovação da BNCC – Base Nacional Comum Curricular, os profissionais da rede e a equipe da UNESC, participaram de encontros para a elaboração da Proposta Curricular da Rede Municipal, aprovada em 2020. Em 2020, o documento não foi executado pelos profissionais devido a pandemia.

De acordo com a coordenadora de ensino, Jucilane da Silva, diante da retomada das aulas presenciais este ano, queremos resgatar esse documento de forma efetiva e eficaz, articulada às ações pedagógicas dos profissionais da educação de nossa rede de ensino. “Acreditamos que esse momento contribuirá para potencializar novos conhecimentos e oportunizar à reflexão das práticas pedagógicas desenvolvidas”.

Para os profissionais da Educação Infantil, a formação irá abordar o tema: “Concepção de Infância: Memórias afetivas” com a professora Schirlei Broch.

Já aos profissionais do Ensino Fundamental, a equipe da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) será a responsável de palestrar sobre o tema: “Direitos de aprendizagem: A proposta histórico-cultural, o processo de ensino e apropriação dos sistemas conceituais”.

Cirquinho do Revirado

Os profissionais tiveram também um momento de descontração com a apresentação do Cirquinho do Revirado. “Eles enfatizaram uma mensagem sobre a proposta que é concepção de infância: memórias afetivas, a prática pedagógica do profissional, de semear e plantar para colher de forma mais harmônica”, finaliza.