Forquilhinha dá largada para campanha de educação ambiental

Prefeitura de Forquilhinha em parceria com a Fundação Ambiental Municipal de Forquilhinha – FUNDAF, através de convênio firmado junto a Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, iniciou no último final de semana uma nova campanha de educação ambiental voltada ao gerenciamento de resíduos sólidos. A campanha "Coleta Seletiva – Forquilhinha Educando para Preservar", prevê inúmeras atividades como orientação e entrega de material educativo de porta em porta, clubes de mães, pastoral de saúde e associações de bairros, distribuição de cartilha educativa e orientação nas escolas, divulgação da campanha em rádios, jornais, outdoors, banners, cartazes, entre outras ações que se estenderão durante 2014. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância de separar o lixo orgânico do reciclável e colocar os resíduos na lixeira de acordo com o dia da coleta, já que a coleta seletiva é realizada em dias alternados da coleta convencional. Ao participar da coleta seletiva, além de contribuir com o meio ambiente, o morador estará contribuindo para o fortalecimento da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Forquilhinha – ACAFOR. Atualmente 22 toneladas por mês de materiais recicláveis deixam de ir ao aterro sanitário e são encaminhados ao Centro de Triagem, onde são classificados e comercializados, gerando emprego e renda para 11 associados. A primeira ação da campanha foi a entrega de material educativo e orientação sobre a coleta seletiva.