Moradores do bairro Cidade Alta conhecem projeto de desassoreamento do Rio Sangão

O projeto está protocolado no IMA e o governo municipal aguarda para a liberação para o início das obras

Os moradores do bairro Cidade Alta, em Forquilhinha, participaram de uma reunião na última segunda-feira, dia 22, de apresentação do projeto conceitual de desassoreamento do Rio Sangão, no Centro Comunitário. O encontro contou com a participação da comunidade e lideranças e também de moradores do bairro Sangão, de Criciúma. A obra de dragagem terá um investimento de R$ 7 milhões de reais, num prazo de seis meses para a execução.

O engenheiro ambiental Ademar Savi Filho, da empresa Asavi Engenharia, fez a apresentação de projeto desenvolvido entre os meses de julho a setembro, encaminhado e protocolado no Instituto do Meio Ambiente (IMA), em 30 de setembro. “O projeto prevê a dragagem com escavadeira hidráulica com a retirada de aproximadamente 1,5 metros de sedimentos, em 8,4 quilômetros de extensão. O volume total deverá chegar a 203 mil metros cúbicos a serem extraídos do Rio Sangão. Para a caracterização da área e as definições de projeto, foi realizado um diagnóstico geral incluindo a caracterização dos solos, do clima, fauna e da flora, os aspectos sociais e ambientais envolvendo também a análise dos dados hidrológicos e hidráulicos do rio (características químicas das águas e dos sedimentos a serem extraídos, além das medições relacionadas aos níveis reais das últimas enchentes ocorridas no período de elaboração do projeto). Percorremos algumas vezes o rio de barco, também às margens para apontarmos quais os pontos eram possíveis limpar por cima do rio, onde não tem vegetação mais expressiva. Além de averiguarmos aqueles pontos para correr com os equipamentos por dentro do rio para a realização da dragagem. Foram propostos sete pontos onde o material será colocado para secar e depois fazer a destinação correta conforme exige os órgãos ambientais”, comentou.

O prefeito José Cláudio Gonçalves, o Neguinho pontou a preocupação em iniciar o projeto de desassoreamento do Rio Sangão. “No início do ano percorremos de helicóptero e de bote o que possibilitou identificarmos a quantidade de ilhas, de erosão e a quantidade de lixo depositado no rio. Será necessário realizar um trabalho de conscientização das comunidades sobre a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade. Mas precisamos ter a responsabilidade de lançar uma obra histórica, necessária, e que mexe com a vida das pessoas e o bem-estar das famílias com dinheiro garantido. Assim que o projeto for aprovado pelo IMA iniciamos os trabalhos de desassoreamento. Também temos o aval do Promotor Público Federal e a obra irá sair do papel com ou sem recurso do governo do Estado. Em nosso projeto iremos limpar o trecho de Criciúma e já estive conversando com o prefeito Clésio Salvaro sobre uma medida compensatória ao município. O importante que iremos resolver uma situação história, de calamidade pública da Cidade Alta e dos bairros Ouro Negro e Nova York”, afirmou.