Força-tarefa atua no apoio às 51 famílias desabrigadas e monitoramento das cheias em Forquilhinha

Ao todo, 157 pessoas estão em abrigados nos Centros Comunitários e 160 famílias desalojadas em casas de parentes.

Uma força-tarefa com a equipe de Coordenadoria Municipal da Defesa Civil e as demais secretarias do Governo de Forquilhinha trabalham desde à noite desta terça-feira (9) no monitoramento e apoio às famílias atingidas pelas fortes chuvas devido ao Ciclone Extratropical que passa pela região Sul. No bairro Cidade Alta, o mais afetado do município, famílias precisaram ser retiradas de suas residências com apoio do Corpo de Bombeiros devido ao extravasamento do Rio Sangão. Ainda por questões de segurança, as vias afetadas estão sem energia. Ruas também ficaram alagadas nos bairros Vila Franca, Vila Lourdes, Nova York, Vila Lourdes e Ouro Negro.

Famílias alojadas

De acordo com a Coordenadoria Municipal da Defesa Civil, 49 famílias, num total de 157 pessoas, entre adultos e crianças, do bairro Cidade Alta, ficaram desabrigadas e estão alojadas na Escola de Educação Básica José Aléssio. Já no bairro Ouro Negro e Nova York, duas famílias num total de cinco pessoas estão desabrigadas e encontram-se no Centro Comunitário. E mais 160 famílias estão desalojadas dos bairros Cidade Alta, Ouro Negro e Nova York e foram para casas de parentes.

Equipes da Prefeitura trabalha no suporte para a alimentação e alojamento destas pessoas. “Nós também contamos com o apoio de voluntários neste momento em que as pessoas atingidas pela forte chuva mais precisam. Muitos destes moradores saíram apenas algumas peças de roupas e precisamos dar o suporte necessário”, afirma o prefeito José Cláudio Gonçalves, o Neguinho.

Escoamento das águas

Na Rua Eugênio Silveira, no bairro Vila Lourdes, que interliga ao bairro Santa Cruz, equipes da Prefeitura precisaram cortar o asfalto para o escoamento das águas e está interditada. “Cerca de seis ruas estavam com pontos de alagamentos, o que dificultava a saída dos moradores e foi necessário o corte para escoar”, comenta o chefe de planejamento e responsável pelo Demutran, Joelson Monteiro.

Unidades básicas e aulas suspensas

As Unidades Básicas de Saúde dos bairros Vila Franca e Cidade Alta tiveram as atividades canceladas por ficarem interditadas. Assim como as aulas no CEI Sonho Mágico e na Escola de Educação Básica José Aléssio, ambas na Cidade Alta.

Comunidades do interior

As comunidades do interior também sofrem com as cheias das últimas horas. Santa Terezinha, Sanga do Café, Pique do Cedro e Santa Rosa tiveram pontos de alagamentos. Já as localidades de São Pedro, Linha São José e Taquara também estão isoladas.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Alex Sander Merencio, a situação em Forquilhinha é muito preocupante devido à chuva persistente das últimas horas, e há pontos de alagamentos em diversos bairros, principalmente, na Cidade Alta, Vila Franca, Ouro Negro, Nova York. O Corpo de Bombeiros auxiliou na remoção de algumas famílias e também equipes da prefeitura trabalham na retirada de moradores. “Também tivemos ocorrências como a de uma senhora no bairro Santa Líbera que o veículo estava sendo levado pelas cheias e os nossos funcionários da Prefeitura fizeram o resgate. Já a rodovia Gabriel Arns, precisou ser interditada devido ao acúmulo de agua na pista, veículos pequenos não passavam e uma carreta tentou cruzar a pista, teve uma pane e deixou o local intransitável”, informa.

As equipes continuam de plantão e em caso de emergência, faça contato pelo (48) 99108-3080.