---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Histórico

Publicado em 09/07/2013 às 11:17 - Atualizado em 22/12/2014 às 13:21

Colonizada por imigrantes alemães vindos de Mosela, na Alemanha, chegaram no porto do Desterro, hoje Florianópolis. Por volta de 1870, os filhos destes imigrantes deixaram suas moradias no rio Cubatão e fixaram residência na região de São Martinho. Nos últimos anos do século XIX, informados de que as terras da planície do Araranguá eram férteis, um grupo de homens da região do Rio Capivari resolveu conhecer estas terras. Neste grupo encontravam-se, João José Back, Henrique Berkenbrock, Germano Berkenbrock, Germano Boeing e Felipe Arns. Chegaram a região do rio Mãe Luzia, hoje Forquilhinha através de picadas em meio aos capoeirais. Os habitantes faziam roças apenas para suprir suas necessidades, pois não havia como comercializar suas produções. A caça e a pesca também eram fontes de alimentação.

Em 1912, chegava, recém casado, Gabriel Arns e, no ano seguinte, novas famílias provenientes de Capivari, Geraldo Westrup e João José Back, com seus filhos Geraldo e Adolfo, aqui vieram se fixar, passando a comprar as terras dos antigos moradores. Geraldo Westrup comprou um terreno do italiano Batista Scarduelli, onde se havia instalado uma capela, que continuou a ser frequentada pelos colonos das redondezas. Gabriel Arns demostrou liderança, quando, de comum acordo com os demais colonos, deu início aos projetos de construção de uma escola e uma igreja para a comunidade de Forquilhinha.

A Escola foi conluída em 1915. O professor era Jacob Arns. Entre 1915 e 1917 chegavam em Forquilhinha as famílias de Davi e Joaquim Junkes, Bernardo, Antônio e José Eyng, Nicolau e João Preis, Eduardo e Francisco Hoepers, Jorge Steiner, entre outros. Em 1919, iniciou-se a construção da Igreja, obra terminada em 1920. No ano de 1935, chegam as Irmãs Escolares de Nossa Senhora, para trabalhar na escola que mais tarde funcionava também como internato.

Forquilhinha foi crescendo graças ao trabalho das famílias de origem alemã, italiana, japonesa, polonesa e luso-brasileira, até transformar-se em Distrito da cidade de Criciúma em 1959. Em 26 de abril de 1989, foi criado o município de Forquilhinha, e em 1º de janeiro de 1990, foi instalado solenemente o município.  

Brasão 

Brasão do Município de Forquilhinha é formado por um escudo, encimado por quatro torres, tendo, na sua parte inferior uma faixa cinza e, nas laterais, espigas de milho e de arroz, que simbolizam as culturas típicas da região.- As torres em cor cinza representam a liberdade, a união, o trabalho e o progresso do Município.- Na base do escudo, cortando o verde da base agrícola, está a forquilha na cor azul.- No centro do escudo, em cor vermelha, que sugere dinamismo, está representada a força industrial no desenho de uma chaminé soltando labaredas, sobressaindo de um aro de engrenagem.- Na faixa de cor branca estão inscritos o nome do Município e a data de sua instalação administrativa.

- As cores do Brasão são as seguinte:

a) Cinza-claro.
b) Verde-folha.
c) Azul-cian.
d) Amarelo-limào.
e) Vermelho-escarlate.
f) Branca.
g) Preta.

- A bandeira do Município compõe-se das cores verde e vermelha, separadas por uma forquilha estilizada na cor branca, onde sobressaem três estrelas amarelas, contornadas em preto.
- A cor verde representa a riquesa da terra e a atividade agrícola. 
- A cor vermelha sugere o dinamismo e o espírito progressista da gente forquilhinhense.
- A forquilha, imagem-símbolo, representa convergência e união de esforços. 
- A cor branca espelha o congraçamento da comunidade de Forquilhinha, na busca de objetivos comuns. As três estrelas lembram as etnias responsáveis pela colonização do Município.

 

- A Bandeira do Município de Forquilhinha terá as seguintes dimensões:

a) Área total da Bandeira: 11.100cm2 = 150cm x 74cm.
b) Lado maior da área verde: 123cm.
c) Vértice do triângulo vermelho: 57cm.
d) Diâmetro das estrelas: 12cm
e) Espaço entre as estrelas: 3cm.
f) Contorno preto das estrelas: 0,4cm.
g) Altura da faixa branca: 15cm.

- As cores da Bandeira são as seguintes:

a) Verde-Bandeira.
b) Vermelho-escarlate.
c) Amarelo-limão.
d) Branca.
e) Preta.


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar